Um sistema de baixa pressão atmosférica vai dar origem a um ciclone extratropical perto da costa do Rio Grande do Sul. O sistema vai favorecer a formação de nuvens carregadas de chuva e impulsionar rajadas de vento contra o território gaúcho. Segue o alerta para a possibilidade de chuva expressiva, com volumes esperados para um mês em apenas um dia entre a Serra, o Litoral Norte e a região metropolitana.
As chuvas intensas já provocam o transbordamentos de rios e arroios em municípios do Litoral Norte, como em Terra de Areia, Morrinhos do Sul e Três Forquilhas. Há risco de transbordamento dos rios Caí e Sinos, segundo a Defesa Civil.
Conforme a previsão do tempo, o tempo segue instável sobre o Estado ao longo da sexta-feira (16). Chuvas constantes vão provocar acumulados entre 100 a 150 mm nos municípios dos Vales, da região metropolitana, da Serra e do Litoral Norte. As precipitações ficam concentradas entre a madrugada e manhã devido ao ciclone e o fluxo de umidade que vem do mar.
Nas outras regiões, as precipitações não serão tão fortes. Na Fronteira Oeste e Campanha, o sol pode aparecer entre nuvens. No Sul, na região Central, no Noroeste e Norte há previsão de chuva, mas em volume menor que no Nordeste do Estado.
A Defesa Civil estadual emitiu alerta para o risco de enchentes e alagamentos em cidades do Litoral Norte, Vale do Paranhana e Vale do Sinos. Cidades como Igrejinha, Itati, Novo Hamburgo, Rolante e Torres foram orientadas a ativarem os planos de contingência, em especial nas áreas de risco.
Os ventos continuam constantes e com rajadas em torno dos 70 aos 90 km/h. Na Serra e no Litoral Norte, há risco de rajadas acima dos 100 km/h. A ventania favorece o mar agitado, com ondas entre 3 a 5 metros de altura e com risco de ressaca. A navegação é desaconselhada em todo o Litoral gaúcho e no sul de Santa Catarina devido às condições meteorológicas.
As temperaturas não variam muito por causa da nebulosidade. Em Porto Alegre, mínima de 12°C e máxima de 16°C. Em Caxias do Sul, os termômetros variam entre 9°C e 11°C. Já em Uruguaiana, que terá mais nuvens que sol, as temperaturas variam entre 11°C e 19°C.
No decorrer do sábado (17), o ciclone se afasta para o oceano, gradualmente a nebulosidade diminui e o tempo volta a ficar firme em todo o território gaúcho. A tendência é que o sol siga predominado entre poucas nuvens no domingo (18).