O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) informa que um ciclone, associado a uma frente fria, irá provocar chuvas intensas até sexta-feira (16) em grande parte da Região Sul do Brasil. O fenômeno está em formação no Oceano Atlântico e incidirá também em áreas da faixa sul do Estado de São Paulo.
Uma área de baixa pressão nos médios e altos níveis da atmosfera potencializará a formação do ciclone na superfície. Dessa forma, o fenômeno permitirá maior transporte de umidade do oceano para o continente.
A topografia da região deverá contribuir para a formação de nuvens muito carregadas. Isso pode resultar em grandes volumes de chuva nas localidades citadas.
A previsão do Inmet para o Rio Grande do Sul é de chuva sobretudo para a faixa Norte e Nordeste do Estado. Além disso, a projeção é de mais de 300mm de precipitações no Litoral Norte e na Bacia do Sinos (Confira o mapa abaixo).
Até sexta-feira, o ciclone também vai provocar fortes ventos nas áreas já afetadas pela chuva, com rajadas que podem superar os 80 km/h na costa da Região Sul. No sábado (17), os ventos começam a enfraquecer.