REGIÃO SUL

Vereador será investigado por injúria racial, em Canguçu

Parlamentar se referiu a uma servidora do município com as palavras “neguinha, puta” durante sessão da Câmara da cidade

Vereador Xico Vilela, do Progressistas, falando durante sessão da Câmara da Canguçu – Foto: Reprodução/TV Câmara Canguçu

A Polícia Civil de Canguçu, na Região Sul do Rio Grande do Sul, instaurou, nesta quarta-feira (7), um inquérito, para investigar um vereador do município que se referiu a uma servidora do município com as palavras “neguinha, puta”. A fala foi proferida durante sessão da Câmara da cidade.

O vereador se chama Francisco Romeu da Silva Vilela, conhecido como Xico Vilela. Seu partido é o Progressistas. Segundo a Polícia Civil, a fala será investigada como injúria racial, que, a partir deste ano, foi equiparada na legislação brasileira ao crime de racismo.

A fala investigada ocorreu após uma votação, em sessão da última segunda-feira (5). Era debatido um projeto que trocava, na esfera municipal, a nomenclatura do cargo de auxiliar de enfermagem para técnico.

A sessão contava com a presença de cerca de 20 profissionais da prefeitura na plateia. A servidora em questão estava presente.

Após ser constatada a fala do vereador, a servidora registrou boletim de ocorrência na Delegacia de Canguçu. Conforme a Polícia Civil, a partir de segunda-feira (12), serão ouvidos em depoimento o vereador e outras testemunhas.