A Polícia Civil e a Brigada Militar deflagraram, nesta quinta-feira (1° de junho), a Operação Cadescere, que busca desarticular quadrilha de roubo de cargas de cigarro. Os criminosos se utilizavam desse tipo de crime para a compra de armas e drogas de organizações criminosas.
Até o momento, 8 pessoas foram presas e uma pistola foi apreendida. Um criminoso foi baleado durante um confronto com policiais após tentativa de fuga no bairro Passo do Feijó, em Alvorada. Nenhum policial foi ferido no tiroteio.
De acordo com a delegada Isadora Galian, responsável pela investigação, a organização criminosa tinha como base o bairro Cascata, na zona Sul de Porto Alegre. A quadrilha foi responsável por pelo menos sete roubos nos últimos dois meses. O prejuízo é estimado em cerca de R$ 200 mil.
Ao menos 15 indivíduos fazem parte da célula criminosa, que tinha como objetivo capitalizar uma facção criminosa responsável por tráfico de drogas e comércio ilegal de armas. A partir do dinheiro obtido com a venda dos produtos roubados, a quadrilha comprava mais entorpecentes e armamentos.
A operação policial cumpriu 73 ordens judiciais simultaneamente nas cidades de Porto Alegre, São Leopoldo e Alvorada. A ação contou com efetivo de 210 policiais civis e militares, 48 motocicletas e 2 helicópteros e é coordenada pela DRFC (Delegacia de Repressão ao Roubo e Furto de Cargas), do DEIC (Departamento Estadual de Investigações Criminais) e conta com apoio da Brigada Militar.