A Polícia Civil deflagrou, nesta quinta-feira (25), uma operação para combater um esquema de lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas e de extorsões. As cidades alvo da ação são Porto Alegre, Viamão, Novo Hamburgo, Canoas, além do Rio de Janeiro.
Ao todo, 250 policiais civis cumprem 54 mandados de busca e apreensão e 10 mandados de prisão preventiva. Até o fechamento desta reportagem, oito pessoas haviam sido presas
A investida foi denominada “Operação Xerxes”. Ela ocorre por meio da DRLD (Delegacia de Repressão à Lavagem de Dinheiro) do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais).
A investigação
Conforme a apuração da Polícia Civil, a organização criminosa lavava dinheiro vindo do tráfico de drogas e de extorsões feitas contra moradores de um loteamento no município de Viamão. O loteamento possui cerca de 600 lotes.
Cada um dos moradores era compelido a pagar uma mensalidade à associação. Aquele que não cumpria era ameaçado, agredido e expulso da comunidade.
Os valores das extorsões são depositados nas contas da associação e passam por “contas de passagem” antes de aportarem nas contas dos criminosos e de empresas constituídas por eles ou por terceiros (laranjas).
A empresa que mais foi beneficiada e que teve crescimento desproporcional foi uma barbearia, segundo a Polícia. Houve abertura de diversas franquias, inclusive no Rio de Janeiro, com seus proprietários ostentando vida de muito luxo, inclusive com aquisição de diversos veículos de alto valor.
Seu negócio no Agora RS!
Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.