A Polícia Civil deflagrou, nesta quinta-feira (25), uma operação para combater um esquema de lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas e de extorsões. As cidades alvo da ação são Porto Alegre, Viamão, Novo Hamburgo, Canoas, além do Rio de Janeiro.
Ao todo, 250 policiais civis cumprem 54 mandados de busca e apreensão e 10 mandados de prisão preventiva. Até o fechamento desta reportagem, oito pessoas haviam sido presas
A investida foi denominada “Operação Xerxes”. Ela ocorre por meio da DRLD (Delegacia de Repressão à Lavagem de Dinheiro) do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais).
A investigação
Conforme a apuração da Polícia Civil, a organização criminosa lavava dinheiro vindo do tráfico de drogas e de extorsões feitas contra moradores de um loteamento no município de Viamão. O loteamento possui cerca de 600 lotes.
Cada um dos moradores era compelido a pagar uma mensalidade à associação. Aquele que não cumpria era ameaçado, agredido e expulso da comunidade.
Os valores das extorsões são depositados nas contas da associação e passam por “contas de passagem” antes de aportarem nas contas dos criminosos e de empresas constituídas por eles ou por terceiros (laranjas).
A empresa que mais foi beneficiada e que teve crescimento desproporcional foi uma barbearia, segundo a Polícia. Houve abertura de diversas franquias, inclusive no Rio de Janeiro, com seus proprietários ostentando vida de muito luxo, inclusive com aquisição de diversos veículos de alto valor.