Notícia

Fernando Ritter é o novo secretário da Saúde de Porto Alegre

A nomeação de Fernando Ritter já foi publicada no Diário Oficial de Porto Alegre. Ele substitui Mauro Sparta, que deixou a pasta para dedicar-se à eleição do Cremers.

Secretário Fernando Ritter (à esq.) conversa com o prefeito Sebastião Melo (à dir.). Porto Alegre, RS | 19/05/2023. Foto: Pedro Piegas / PMPA

O odontólogo e servidor municipal Fernando Ritter é o novo secretário municipal de Saúde de Porto Alegre. A nomeação dele foi publicada no DOPA (Diário Oficial do Município de Porto Alegre). Ele substitui Mauro Sparta, que deixou a pasta para dedicar-se à eleição do Cremers (Conselho Regional de Medicina do Estado).

Doutor em Saúde Coletiva, Ritter tem mestrado em Epidemiologia com ênfase em Atenção Primária em Saúde, ambos os títulos pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Na Prefeitura de Porto Alegre, também foi coordenador da Atenção Básica em Saúde, entre 2014 e 2015. Ele já esteve à frente da SMS (Secretaria Municipal da Saúde) entre 2015 e 2016 e atuou como diretor-geral da Vigilância em Saúde desde o início da atual gestão, em 2021. Conforme a Prefeitura de Porto Alegre, ele foi responsável pela organização da logística da vacinação contra a Covid-19.

“A saúde pública, além dos desafios tradicionais, ainda sofre com os desdobramentos da pandemia. O Ritter é profundo conhecedor da estrutura do SUS de Porto Alegre, que sustenta boa parte da demanda da Região Metropolitana e do interior, e assume com o desafio primeiro de organizar a rede para o inverno e consolidar estratégias de enfrentamento das filas de exames e consultas especializadas”, afirmou o prefeito Sebastião Melo (MDB).

Ritter assume com o desafio de encontrar uma solução para o problema da superlotação nos hospitais de Porto Alegre. “Nosso principal desafio neste momento é integrar a rede para atuar com força na Operação Inverno e reduzir o tempo de espera para especialidades e exames”, afirmou.

“Vou me dedicar junto à competente equipe da SMS para fortalecermos a atenção primária e utilizar os dados georreferenciados dos atendimentos para tomarmos decisões assertivas de potencializar a força de trabalho nas regiões com demanda concentrada”, detalhou o novo secretário.