CAMPEONATO BRASILEIRO

Grêmio não sai do 0 a 0 com o Fortaleza na Arena

Mais uma vez, além do resultado negativo, não foi uma boa atuação do Tricolor gaúcho, que encontrou dificuldades diante de um adversário com time misto

Domingo na Arena foi de homenagens aos Dia das Mães – Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

O Grêmio empatou em 0 a 0 com o Fortaleza, na tarde deste domingo de Dia das Mães (14), na Arena, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. É o segundo empate seguido do Tricolor gaúcho em casa na competição. Antes de ser goleado pelo Palmeiras, o Grêmio havia ficado no 3 a 3 com o Bragantino na Arena.

Com o resultado, o Grêmio termina o final de semana em 11º da competição nacional, com 8 pontos. O foco agora recai sobre o confronto contra o Cruzeiro, quarta-feira (17), na Arena, às 19h30, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Pelo Brasileirão, a partida do Tricolor é o Gre-Nal, no domingo (21), às 18h30, também em casa.

O jogo de hoje

Mais uma vez, além do resultado negativo, não foi uma boa atuação do Tricolor gaúcho, que encontrou dificuldades diante de um adversário com time misto. Mesmo sem todos os titulares, os comandados de Vojvoda, que vinham de uma sequência de 12 jogos invictos, se mostraram um oponente duro em toda partida.

Pepê (C) retornou à equipe neste domingo (14)

Do lado gremista, Renato teve a volta de Pepê recuperado de lesão muscular após dois meses de tratamento. Mas isso não foi o suficiente para melhor o rendimento do Grêmio, que tinha muitas dificuldades de articulação de jogadas.

No primeiro tempo, o Grêmio até tentou imprimir intensidade desde o início. Vina perdeu boa chance logo aos 3 minutos. Contudo, aos poucos o organizado Fortaleza consolidava sua marcação e apostava nas escapadas de Romarinho para causar problemas ao Grêmio.

A melhor esperança de gol do Grêmio antes do fim da etapa inicial veio já nos acréscimos, quando os jogadores gremistas, e o estádio veio junto, pediram toque de mão de Lucas Sasha dentro da área. O árbitro, no entanto, nada viu e apenas encerrou o primeiro tempo.

Segundo tempo

A partida foi para a parte final sem alterações de Renato Portaluppi. A partida era lá e cá e sem grandes oportunidades. Aos poucos, era o Fortaleza quem começava a levar perigo. As dificuldades levaram o treinador gremista a colocar Galdino no lugar de Cristaldo. Nada mudou.

O Fortaleza seguia assustando. Aos 26, Romarinho quase marcou. Aos 29, foi a vez de Pochettino chutar e a bola passar perto.

Apesar de ter gostado de momento do time, Renato ficou insatisfeito com o resultado – Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

O jogo caminhou para o fim e o gol não saiu. Após a partida, Renato demonstrou muita insatisfação. “Fiquei bravo comigo mesmo, eu gosto de ganhar”, diria o treinador na coletiva.

Coletiva

Em sua fala, Renato disse que gostou em alguns momentos da equipe. Para ele, o Campeonato Brasileiro não tem jogo fácil.

Bitello vem jogando enquanto trata lesão, revelou Renato – Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

O treinador destacou o retorno de três jogadores, entre eles Pepê, mas afirmou que eles ainda precisam de ritmo de jogo. A questão física ganhou destaque também na coletiva quando Renato revelou que Bitello está com problema físico, que o deixa de fora de treinamentos. A situação se agravou na partida em gramado sintético contra o Palmeiras. Renato teme que a lesão se agrave em um futuro próximo.

Outro ponto destacado por Renato foi a postura do Fortaleza. Segundo ele, a equipe cearense neutralizou o Grêmio principalmente pela falta de velocidade do Tricolor gaúcho, qualidade que não faltou aos visitantes.

Renato descreveu o Grêmio como um time que aposta na posse de bola, e ele disse gostar disso, mas se recente mesmo assim da falta de jogadores de velocidade, característica presente em todas as principais equipes do País, segundo o treinador.

Renato argumentou que o Grêmio enquanto clube está se reestruturando. O treinador diz estar fazendo tudo o que é possível para fazer o Grêmio render o melhor.

Por fim, Renato mencionou a decisão do árbitro de não marcar o pênalti no final do primeiro tempo. A crítica foi centrada no fato de o juiz ter tomado a decisão muito rapidamente, sem uma análise realmente detalhada.

Escalações

Grêmio

Gabriel Grando; Thomas Luciano (Zinho), Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo; Villasanti e Pepê (Gustavo Martins); Cristaldo (Galdino), Bitello (Nathan) e Vina (Mila); Suárez – Técnico: Renato Portaluppi

Fortaleza

João Ricardo; Dudu, Ceballos, Titi e Bruno Pacheco; Hércules (Yago Pikachu), Lucas Sasha e Caio Alexandre (Zanocelo); Calebe (Pocchettino), Lucero (Romero) e Romarinho – Técnico: Juan Pablo Vojvoda

Cartões amarelos

Grêmio

Reinaldo, Kannemann, Villasanti

Fortaleza

Titi, Ceballos, Calebe, Lucas Sasha

Arbitragem

Árbitro: Bruno Correia (RJ)
Auxiliar: Rodrigo Correa (Fifa-RJ)
Auxiliar: Carlos Henrique Alves (RJ)
VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP)