PARALISAÇÃO

Trensurb protocola ação de abusividade da greve dos metroviários

Ação judicial visa garantir a prestação dos serviços na próxima segunda-feira (8), após anúncio de paralisação por 24h feito pelo Sindimetrô-RS

Foto: Marco Pecker/Trensurb

A Trensurb protocolou, nesta sexta-feira (5), junto ao TRT-4 (Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região), uma ação judicial declaratória de abusividade da greve dos metroviários. A paralisação foi sinalizada para a segunda-feira (8) pelo SindimetrôRS (Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários e Conexas do RS).

A Trensurb também entrou com ação de interdito proibitório a fim de preservar o patrimônio e o livre funcionamento da companhia. A empresa diz que “irá envidar todos os esforços para garantir a prestação do serviço de transportes”, afirma. Além disso, a Metroplan e a EPTC foram acionadas para reforço nos horários das linhas de ônibus.

A greve sinalizada para segunda-feira tem duração prevista de 24h. Uma assembleia geral extraordinária foi realizada nesta sexta-feira, confirmando a intenção de interromper as atividades do metrô.

Conforme o Sindimetrô, a principal reivindicação é o cumprimento do acordo coletivo. A categoria também é contra a privatização do serviço, que considera “tragédia anunciada”, por causa do aumento de tarifa e queda da qualidade.