O Grêmio volta para Porto Alegre com três pontos importantes na bagagem. Neste domingo (30), na Arena Pantanal, o tricolor gaúcho venceu o Cuiabá por 2 a 1, em jogo válido pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro 2023.
A partida começou equilibrada, com as duas equipes buscando o campo de ataque, mas foi a equipe do Grêmio que conseguiu abrir o placar. Aos 9 minutos do primeiro tempo, o time gaúcho fez uma grande jogada coletiva, rodando a bola de pé em pé, até que ela chegou a Fábio. O lateral recebeu e cruzou na medida para Vina, que subiu mais que a defesa e mandou para o fundo das redes, 1 a 0.
Já o Cuiabá tentou responder de imediato, quando Deyverson mandou por cobertura a bola para o fundo do gol, mas o centroavante estava impedido e o lance foi anulado pela arbitragem.
Após o lance, o Cuiabá continuou em busca do empate. Aos 28 minutos do primeiro tempo, depois de uma sequência de chances em bola parada, que Marllon conseguiu deixar tudo igual na Arena Pantanal, marcando para os donos da casa.
A equipe do Grêmio não sentiu o gol e buscou ampliar o placar. Aos 38 minutos da primeira etapa, após cobrança de escanteio, Luis Suárez subiu mais que a zaga adversária e desviou de cabeça, carimbando o travessão. No rebote, Kannemann ainda tentou completar, mas a bola saiu.
Na reta final, os donos da casa quase assinalaram o gol da virada. Deyverson fez uma grande jogada e acionou Emerson Ramon, mas a defesa tricolor conseguiu cortar o perigo.
Segundo tempo
No segundo tempo, principalmente nos primeiros dez minutos, a qualidade do jogo caiu. Mas aos 11 minutos o Grêmio chegou com perigo no ataque. Bitello recebeu em um passe em condições e tentou mandar por cobertura, mas Alan conseguiu salvar e impedir o gol gremista.
Após este lance, entre 13 e 18 minutos do segundo tempo, o Cuiába chegou duas vezes com perigo. Na primeira, Ronald recebeu um cruzamento de PK e concluiu, mas a bola foi para fora. Em seguida, após bola levantada na área, Deyverson desviou de cabeça e carimbou a trave.
Foi aos 22 minutos que o Grêmio conseguiu chegar ao segundo gol. Zinho partiu para cima da marcação e cruzou na área para Nathan, que chegou para finalizar. O goleiro fez grande defesa e, no rebote, Everton Galdino concluiu para o fundo do gol, 2 a 1.
Por detalhe não saiu o terceiro gol logo em seguida. Suárez recebeu um cruzamento e mandou de voleio, obrigando grande defesa do goleiro Walter.
O Cuiabá pressionou nos instantes finais, mas a defesa gremista segurou o resultado, garantindo a primeira vitória gremista fora de casa no Brasileirão 2023.
Coletiva
Na coletiva, Renato Gaúcho ressaltou que o Cuiabá teve mais tempo para treinar antes do confronto.
“O Cuiabá ficou treinando dez dias sem jogar, enquanto nós tivemos jogos ao longo da semana. Além disso, nosso departamento médico lotado. E isso atrapalha no entrosamento do time, já que cada jogo eu tenho que mudar”, disse.
“Falei pro grupo que precisávamos manter bastante a posse de bola. O Pepê, que jogou aqui dois anos, nos falou que eles procuram cansar bastante o adversário no primeiro tempo para tentar a vitória no segundo”, completou.
Renato também elogiou o postura do time dentro de campo. “Soubemos sofrer, conseguimos uma vitória importante mesmo criando menos, porém, aproveitamos mais”, ressaltou.