TERCEIRA FASE

Copa do Brasil 2023: Grêmio vence ABC e abre vantagem

O Grêmio voltou de Natal com a vaga às oitavas da Copa do Brasil bem encaminhada.

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

O Grêmio conseguiu uma boa vantagem no jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil 2023. Na noite desta quinta-feira (13), no Frasqueirão, em Natal, o tricolor gaúcho enfrentou o ABC e venceu pelo placar de 2 a 0.

A partida começou bastante equilibrada e muita disputa entre as duas equipes. Os donos da casa imprimiram o ritmo nos primeiros minutos de jogo, tanto que chegaram por algumas vezes no ataque.

Aos 15 minutos de jogo, o Grêmio teve sua primeira oportunidade no ataque. Após cobrança de escanteio, Franco Cristaldo colocou na área, Kannemann subiu mais que a zaga e desviou de cabeça, mas a bola passou por sobre o gol adversário.

Após o lance, a equipe do técnico Renato Gaúcho seguiu buscando o ataque. Aos 22 minutos, o Grêmio levou perigo com uma finalização de Bitello, que arrematou de fora da área, mas a bola subiu demais, passando por sobre o gol defendido por Simão.

Já os aversários ameaçaram com Felipe Garcia, que chutou forte, obrigando Adriel a voar para fazer a defesa, espalmando pela linha de fundo.

Passados 34 minutos, o Grêmio tentou construir uma jogada, trabalhando a bola de pé em pé, até que ela chegou a Franco Cristaldo, que finalizou forte, mas longe da meta. Em seguida, Vina recebeu na direita e invadiu a área em velocidade, chutando cruzado, para a defesa de Simão.

Aos 39 minutos do primeiro tempo, o ABC quase abriu a contagem, quando Fábio Lima cruzou no segundo poste para Felipe Garcia, que desviou de cabeça, mas a bola bateu no travessão e por detalhe não entrou.

Segundo tempo

No segundo tempo, a partida seguiu amarrada, com poucas chances de gols. Foi aos 30 minutos que o Grêmio conseguiu abrir o placar.

Em uma jogada trabalhada, Vilassanti tabelou com Vina, que cruzou na área. O paraguaio mandou de cabeça para o fundo do gol, sem chances de defesa do goleiro Simão, 1 a 0.

E não demorou para sair o segundo gremista. Após cobrança de escanteio, Bitello recebeu na entrada da área e fuzilou a meta adversária, marcando um golaço no Frasqueirão, aos 36 minutos do segundo tempo.

O resultado dá a vantagem de uma derrota por até um gol de diferença para o time do Grêmio no jogo de volta, no dia 27 de abril, na Arena.

Coletiva

Na coletiva, Renato Gaúcho começou explicando o motivo por utilizar três zagueiros deste o início. “Coloquei mais um zagueiro justamente pra termos um homem a mais na jogada aérea. Tivemos pouco tempo para treinar essa formação, mas conversei bastante com eles no intervalo e pedi para que colocassem a bola no chão”, disse.

Ele também comentou sobre o desempenho do Grêmio diante do ABC. “Não fomos tão bem no primeiro tempo, o que é uma coisa normal, afinal não é fácil jogar aqui dentro. No segundo tempo, colocamos a bola no chão, melhoramos e fizemos os dois gols”, ressaltou.

Renato não confirmou qual equipe que vai utilizar diante do Santos, titular ou um time misto. “Em primeiro lugar vem o descanso dos jogadores, tenho conversado com a direção, eu não entendo muito a CBF. Jogamos uma decisão no sábado. Podíamos ter jogado ontem. O Santos jogou na terça. E vamos jogar domingo. Atravessaremos o Brasil”, respondeu para os jornalistas.