O Governo gaúcho firmou uma parceria inédita com uma das maiores conferências da área de inovação no Brasil: a Gramado Summit. O evento ocorre entre os dias 12 e 14 de abril, em Gramado, na Serra gaúcha. Ao todo, são mais de 220 palestrantes divididos em sete palcos de conteúdo.
O Estado investirá R$ 500 mil e terá um espaço de 100 metros quadrados. Neste local, o público poderá conhecer e interagir com diferentes iniciativas inovadoras do setor público do Estado. Dez startups gaúchas vão expor suas ideias diferenciadas e novos negócios no estande do governo gaúcho. O espaço do governo no Gramado Summit promete oportunizar troca de experiências e discussões de ações conjuntas das secretarias, sempre tendo como foco a inovação.
“A Gramado Summit é extremamente relevante para o ecossistema de inovação gaúcho e coloca o nosso Estado em um cenário global de discussão sobre a temática. Esta parceria é mais um marco importante desta gestão e merece ser celebrada”, afirma a titular da Sict (Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia), Simone Stülp. A secretária participará do painel “Experiências na Inovação – cases de sucesso no Estado e nas cidades”, que acontecerá na próxima quarta-feira (12), às 14h.
No mesmo dia, às 17h20, a secretária de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans, apresentará as ações do governo gaúcho com foco nos serviços digitais prestados aos cidadão, como o RS Digital e o Descomplica RS, que ajudam a fazer do Rio Grande do Sul o Estado mais digitalizado do país, com 94% dos serviços neste formato. “O governo do Estado quer ser percebido como um agente aberto à colaboração da sociedade e dos ecossistemas de startups e do empreendedorismo, que resultem em serviços digitais mais ágeis, seguros e de qualidade para a população”, destaca Danielle.
Para o CEO da Gramado Summit, Marcus Rossi, a parceria representa um importante avanço para o evento: “Ter essa chancela do governo do Estado mostra o quão importante é o movimento que estamos fazendo, porque somos um evento que nasceu em Gramado e hoje está conquistando o mundo. E temos um orgulho gigante de não apenas dizer que somos gaúchos, mas também de termos esse reconhecimento por meio dessa parceria com o Governo do Estado”.
Sobre a Gramado Summit
A Gramado Summit foi criada em 2017 pelo empreendedor e CEO Marcus Rossi. Em sua primeira edição, focou em exposição e conteúdo para startups em estágio inicial, reunindo um público de 700 pessoas. Com o passar dos anos, o evento começou a prospectar empresas maiores para a feira de negócios e também um público mais amplo para as discussões das palestras. Em 2022, na sua última edição, recebeu 6 mil pessoas de todos os estados brasileiros, mais de 300 expositores e 140 palestrantes.
Para 2023, são esperados 10 mil visitantes de todos os estados brasileiros, 500 empresas expositoras na feira de negócios e 350 palestrantes nas áreas de conteúdo. A Gramado Summit terá sete palcos, voltados para temáticas como vendas, comunicação, finanças, investimentos, saúde, empreendedorismo social, startups e inovação para o setor público.