Em 2023, a Ospa (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre) dá continuidade à tradição que remonta ao início da sua história e leva o trabalho desenvolvido pela Sinfônica para mais municípios gaúchos.
Na noite de 31 de março, a partir das 20h, a Ospa realiza um concerto gratuito na Paróquia São Vicente de Paulo, em Cachoeirinha. A apresentação tem regência do maestro e diretor artístico da Ospa, Evandro Matté, e participação da soprano Elisa Lopes, como solista convidada.
Realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Cachoeirinha, o concerto dá início à Série Interior dentro da temporada “Ospa em Movimento”, que deve circular em outras regiões gaúchas ainda em 2023.
“É uma tradição de mais de 70 anos, levando a música de concerto para todo nosso estado”, destacou o maestro Evandro Matté .
Para a apresentação, o público pode esperar por um repertório variado, com compositores europeus e brasileiros, incluindo trechos de grandes óperas.
O concerto prevê diversas peças instrumentais, começando pela abertura da ópera “As Bodas de Fígaro”, de W. A. Mozart (1756-1791). O programa ainda inclui “Valsa Ouro e Prata”, de Franz Lehár (1870 – 1948), a abertura da ópera “Don Pasquale”, de Gaetano Donizetti (1797-1848), “Episódio Sinfônico”, de Francisco Braga (1868 – 1945), abertura da opereta “Orfeu no Inferno”, de Jacques Offenbach (1819-1880), e o segundo movimento de “Suíte Pernambucana”, de César Guerra-Peixe (1914-1993), “Dança de Caboclinhos”.
A cantora lírica Elisa Lopes se juntará à orquestra para interpretar as árias “Caro Nome”, da ópera “Rigoletto”, de Giuseppe Verdi, e “Quel Guardo il Cavaliere”, da ópera “Don Pasquale”, de GaetanoDonizetti.