Um ciclone extratropical se forma sobre o Uruguai e se afasta para o oceano, formando a passagem de uma nova frente fria sobre a região Sul do Brasil, deixando o tempo instável no Rio Grande do Sul durante o fim de semana.
No sábado (25), o dia começa com a temperatura amena, mas durante a tarde o calor aumenta no Rio Grande do Sul. Segundo a previsão do tempo, a umidade e o calor provocam sensação de abafamento em diversas áreas do Estado. Mas na Campanha a temperatura fica mais agradável.
Com a chegada da frente fria, o tempo fica instável no Rio Grande ao longo deste sábado. De acordo com a Sema RS (Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Sul), entre a madrugada e a manhã, as instabilidades seguem atuando na Campanha, trazendo risco de tempestade na Fronteira Oeste e na Região Noroeste.
No decorrer do dia, a frente fria avança e instabilidades ganham força e há condições para chuva forte em curto espaço de tempo na Região Sul.
Já na Região Central, na Região Metropolitana, na Serra, no Litoral Norte e no Norte do Estado as temperaturas se elevam, trazendo risco de tempestades com rajadas de vento e eventual queda de granizo.
Em Porto Alegre, o tempo fica instável e abafado ao longo deste sábado, há previsão de chuva e risco de tempestade e rajadas de vento, mínima de 21°C e máxima de 32°C.
Em Bagé, a nebulosidade predomina e há previsão pancadas de chuva, com risco de temporal, a temperatura fica agradável, mínima de 19°C e máxima de 23°C.
Em Esteio, o tempo fica instável e abafado ao longo deste sábado, há risco de tempestade, chuva forte e rajadas de vento, mínima de 20°C e máxima de 31°C.
Em Pelotas, a nebulosidade predomina e há previsão de chuva, com risco de chuva forte e volumosa, mínima de 21°C e máxima de 27°C
No domingo (26), uma massa de ar seco ingressa no Rio Grande do Sul. Segundo a Sema RS as áreas de instabilidades perdem força, fazendo com que o tempo volte a ficar firme gradualmente e as temperaturas ficam mais amenas em comparação aos dias anteriores.