EXERCÍCIO

Simulação de desastre provocará bloqueios no trânsito em Porto Alegre

A ideia é reproduzir como seria o atendimento em uma situação real em Porto Alegre, que inclui 32 vítimas, entre feridos e óbitos.

Foto: Cristine Rochol/PMPA

Neste domingo (19), a partir das 10h, será realizada uma simulação de desastre em Porto Alegre, organizada pelo SINDIHOSPA (Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre).

O exercício simulará um incêndio no Bloco 15 do Hospital Moinhos de Vento. A iniciativa visa avaliar como a capital gaúcha está preparada para responder a catástrofes de grande magnitude, medindo a resposta das forças de saúde e segurança.

A simulação envolverá mais de 100 pessoas, apoio de ambulâncias, equipes do Corpo de Bombeiros, do Instituto Médico-Legal e a participação de nove hospitais de Porto Alegre.

Serão utilizadas viaturas e um helicóptero. A ideia é reproduzir como seria o atendimento em uma situação real que inclui 32 vítimas, entre feridos e óbitos.

Não haverá restrição ou alteração no atendimento aos pacientes do Hospital Moinhos de Vento. A preparação para o simulado começa às 7h e a previsão é de que os trabalhos se encerrem às 14h.

Trânsito

A EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) irá auxiliar no simulado para orientar a cirulação e realizar o bloqueio e desvios de de algumas vias para garantir a segurança viária.

A partir das 10h, estarão bloqueadas as ruas Tiradentes x Ramiro Barcelos, Doutor Vale x General Neto, Doutor Vale x Tiradentes e Santo Inácio x Hilário Ribeiro.

As ruas ficam bloqueadas até o final do exercício simulado. O acesso local será mantido.