O Grêmio goleou por 3 a 0 o Ferroviário, do Ceará, e passou para a terceira fase da Copa do Brasil. A partida foi realizada na noite desta quinta-feira (16), na Arena. Agora o clube gaúcho aguarda sorteio para saber quem será o próximo adversário na competição nacional.
A história do jogo foi de um adversário que se propôs a uma forte resistência defensiva desde o início. Ao longo da primeira etapa, o Grêmio perdeu diversas chances. Aos 17, Suárez cobrou pênalti e parou no goleiro Douglas Dias, principal nome da metade inicial do jogo. Depois vieram mais uma miríade de oportunidades.
Mas o heroísmo do Ferroviário não teria final feliz. Ainda no primeiro tempo, aos 47, Cristaldo cobrou falta na área e o zagueiro Bruno Alves testou para o gol. Alívio na Arena, que já estava ansiosa pelo gol gremista.
Segundo tempo
Na etapa final, a situação já estava mais tranquila. Mesmo assim, o Grêmio seguiu criando. Aos 10, Suárez desencantou. O camisa 9 recebeu na área, driblou o zagueiro e chutou para o gol de perna esquerda.
A vantagem permitiu a Renato fazer trocas. Entraram Villasanti e Ferreira nos lugares de Pepê e Vina. E foi ao natural que o Grêmio construiu o terceiro gol, com Ferreira, aos 27. Após contra-ataque, Cristaldo chutou, o goleiro deu rebote e o camisa 10 transformou o resultado em goleada. Fim de jogo. Grêmio classificado.
Situação e próximo jogo
Com a passagem de fase o Tricolor já soma R$ 5,2 milhões em premiações na competição nacional. A próxima fase será jogada somente em abril. Logo, as atenções voltam-se agora para o Campeonato Gaúcho.
O Grêmio enfrenta o Ypiranga, no domingo (19), pelo jogo de ida das semifinais do estadual. A partida será realizada no Colosso da Lagoa, em Erechim, às 16h.
Coletiva
Em sua fala, o técnico Renato disse ter conversado com o grupo sobre a importância de “não dar bobeira”. “Dei o exemplo dos grandes clubes do país”, em referência às eliminações de grandes times no país tanto na Copa do Brasil quanto nos estaduais.
Renato elogiou também a criação da equipe, mas pontuou a falta de tranquilidade no momento da finalização. Mesmo, o treinador disse ter gostado “bastante da equipe pelo que nós produzimos, foram mais de 25 oportunidades”.
Por fim, Renato concluiu que “o importante é criar e nessas criações nós conseguimos passar isso é bom para o clube”, finalizou.
Escalações
Grêmio
Adriel; Fábio (Thaciano), Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo; Carballo, Pepê (Villasanti), Bitello, Cristaldo (Zinho) e Vina (Ferreira); Luis Suárez (Diego Souza)-4-4-2- Técnico: Renato Portaluppi
Ferroviário-CE
Douglas Dias; Rodrigo Negueba (Fabão), Roni, Éder Lima e Mattheus Silva; Lincoln, Felipe Guedes, Vinicius Paulista (Thalisson) e Deisinho (Kiuan); Erick Pulga (Thiaguinho) e Ciel-4-4-2–Técnico: Paulinho Kobayashi
Cartões amarelos
Grêmio
Kannemann
Ferroviário
Vinicius Paulista, Mattheus Silva e Thiaguinho
Cartão vermelho
Ferroviário
Paulinho Kobayashi
Arbitragem
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ-Fifa)
Auxiliar: Thiago Henrique Neto Corrêa Faria (RJ)
Auxiliar: Luiz Cláudio Regazone (RJ)