Está concluída e liberada ao tráfego a obra de reabilitação total, reforço e alargamento da ponte sobre o rio Conceição, na BR-158, em Santana do Livramento. A ponte apresentava problemas nas juntas de dilatação, desníveis e uma rachadura que limitava o tráfego a veículos de até 20 toneladas desde 2019.
A intervenção no elevado de 365 metros de extensão localizado no quilômetro 510 da rodovia começou em 2020. Desde março do ano passado, a ponte tinha ficado em meia pista 24 horas por dia e operando no sistema de “pare e siga” por causa dos reparos.
A obra recebeu cerca de R$ 30 milhões do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre). Entre as principais mudanças está o alargamento da pista, que passou de 8,2 metros para 13 metros de largura com acostamentos, oferecendo mais segurança para quem trafega pela rodovia.
A entrega da recuperação da ponte fez parte do Plano de 100 dias do Ministério dos Transportes. O objetivo é a continuidade, retomada e conclusão de importante empreendimento para um transporte seguro.
Obras complementares
Para garantir uma melhor trafegabilidade no município, o mesmo contrato contou com melhorias semelhantes em outras duas pontes importantes para a economia da Região da Campanha. As pontes sobre o rio Ibicuí da Armada e sobre o rio Sangrador, ambas localizadas na BR-293, foram finalizadas e entregues em 2022.
O contrato ainda conta com a substituição de dois bueiros localizados no km 546 e no km 558 na BR-158, onde já foram iniciados os serviços com previsão de entrega para final deste ano.