IMUNIZAÇÃO

RS recebe lote de vacina contra a mpox para pessoas vivendo com HIV/Aids

De acordo com o governo do Estado, ao todo, são 1.388 doses da vacina, que serão aplicadas em duas etapas

Lote do imunizante contém 1.388 doses, que serão aplicadas em duas etapas, com intervalo de 30 dias. Foto: Marcelo Bernardes/SES

O Rio Grande do Sul recebeu, nesta quarta-feira (15), um lote de vacina contra a mpox, destinado aos grupos vulneráveis de pessoas vivendo com HIV/Aids (PVHA).

De acordo com o governo do Estado, ao todo, são 1.388 doses do imunizante, que serão aplicadas em duas etapas, com intervalo de um mês entre elas. Nos próximos dias, deverão ser definidas as datas para a distribuição aos municípios e para o início da vacinação.

A população-alvo para a vacinação pré-exposição seguirá as seguintes recomendações: Pessoas vivendo com HIV/Aids (PVHA): homens cisgêneros, travestis e mulheres transexuais; com idade igual ou superior a 18 anos; e com status imunológico identificado pela contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células nos últimos seis meses.

Também ficarão reservadas doses para a vacinação pós-exposição ao vírus, destinadas às pessoas que tiveram contato direto com fluidos e secreções corporais de pessoas suspeitas, prováveis ou confirmadas para mpox, cuja exposição seja classificada como de alto ou médio risco.

O governo do Estado disse que ainda não há definição para a chegada das vacinas destinadas a profissionais de laboratório que trabalham diretamente com o Orthopoxvírus, causador da mpox, em laboratórios com nível de biossegurança 3 (NB-3), de 18 a 49 anos de idade.