Após dez anos sem a realização de concurso para professores na rede estadual, a Seduc (Secretaria Estadual da Educação) lançou, nesta terça-feira (14), edital para concurso voltado para este público. As inscrições começam nesta quarta-feira (15) e seguem até 17 de abril por meio do site do Instituto Aocp, que realiza a prova objetiva.
A seleção é destinada para as áreas da Educação Básica, Educação Profissional e Educação Indígena. São 1,5 mil vagas distribuídas entre as 30 CREs (Coordenadorias Regionais de Educação). A data provável para aplicação da prova é 25 de junho.
De forma inédita, o concurso público para professores atenderá as exigências do Decreto Estadual 56.229/2021 e contará com reserva de vagas para pessoas com deficiência, indígenas, negros e transgêneros.
“Este reforço no nosso quadro de recursos humanos é a concretização dos esforços do governo do Estado para oferecer uma educação de qualidade para nossas crianças e jovens. Com mais este investimento, teremos mais servidores efetivos que poderão se dedicar de forma exclusiva e atender a demanda necessária”, ressalta a secretária da Educação, Raquel Teixeira.
Provas
A prova objetiva conterá um total de 60 questões nas áreas de língua portuguesa, conhecimentos pedagógicos, legislação da educação e conhecimento e habilitação do professor. Depois desta fase, que é eliminatória e classificatória, serão realizadas as provas de redação e de títulos, conforme descrito no edital. Também haverá provas específicas para os docentes que pretendem atuar nas comunidades Guarani e Kaingang.
As provas serão realizadas nos municípios de Bagé, Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Canoas, Carazinho, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Estrela, Gravataí, Guaíba, Ijuí, Osório, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santana do Livramento, Santo Ângelo, São Borja, São Leopoldo, São Luiz Gonzaga, Soledade, Três Passos, Uruguaiana e Vacaria.
O resultado final do concurso público, após decididos todos os recursos interpostos, será homologado pela Secretaria da Educação e publicado no Diário Oficial do Estado e no site do Instituto Aocp, em cinco listas para cada região e área/habilitação em disputa, em ordem classificatória, com pontuação.