O Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos) precisará interromper o abastecimento em todo o sistema das ilhas na segunda-feira (25), a partir das 9 horas, para fazer o conserto no vazamento da tubulação de aço que passa sob a ponte do Guaíba no saco da Alemoa, sentido interior-Capital. Haverá a necessidade, inclusive, de interromper uma das pistas da BR-290 a partir das 10 horas. A previsão é que o serviço seja concluído até o meio da tarde.
Siga o Plantão RS no Twitter: @plantaors
Curta nossa página no Facebook: fb.com/rsplantao
Assim, as ilhas da Pintada, dos Marinheiros, das Flores e do Pavão só terão a água de volta à noite, quando a estabilização do sistema se completar. Para minimizar o problema de algumas famílias que vivem em áreas irregulares na ponta do sistema, junto à Ilha do Pavão, e estão sem abastecimento durante toda a semana pela baixa pressão causada por este vazamento que estará sendo consertado na segunda-feira, o Dmae tem providenciado o abastecimento com caminhões-pipa.
Assim como no entardecer de quinta-feira (21), e na manhã de sexta (22), o caminhão-pipa estará naquela comunidade na manhã deste sábado (23), na manhã de domingo (24), e na manhã de segunda-feira (25).
Durante todo o fim de semana, o abastecimento nas ilhas da Pintada, das Flores e dos Marinheiros será normal, bem como os clientes do Dmae na Ilha do Pavão, embora com baixa pressão (água fraca) continuarão sendo abastecidos como nos últimos dias. A previsão é que, após o conserto de segunda-feira e a estabilização de todo o sistema durante a noite, o abastecimento das ilhas possa estar absolutamente normalizado na terça-feira.
Nos últimos três dias, moradores da Ilha do Pavão realizaram protestos por causa da falta de água. O Dmae alega que eles estão em áreas irregulares e que não estão formalmente ligados à rede. Para minimizar o problema, um caminhão-pipa levou água para os moradores.