Um homem de 52 anos foi preso em cumprimento de sentença em Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre. O indivíduo era professor de vôlei e teria cometido abusos sexuais contra, pelo menos, cinco vítimas. A prisão ocorreu na sexta-feira (3).
Conforme a Polícia Civil, os abusos ocorreram entre 2012 e 2014, contra alunas clube de Porto Alegre. As vítimas tinham entre 11 e 13 anos. Ao menos cinco meninas teriam sido molestadas.
Os crimes teriam ocorrido, segundo a polícia, no banheiro feminino e em uma sala onde eram guardados materiais esportivos. Para não ser descoberto, o indivíduo ameaçava as adolescentes, dizendo que iria tirá-las do time de vôlei caso contassem o que sofriam.
Rodrigo Schmidt Garcia havia sido condenado a 15 anos de prisão, em regime fechado, por estupro de vulnerável a partir do relato de uma das vítimas. No entanto, ele estava foragido desde 28 de setembro de 2016, quando foi condenado em 1º grau e teve decretada a prisão preventiva.
Durante o processo criminal, Rodrigo passou a dizer que morava na Espanha, o que dificultou a prisão. No entanto, a 15ª Delegacia da Policia Civil de Porto Alegre obteve informações, corroboradas por uma denúncia anônima, que ele estava residindo em Canoas, com documentos falsos.
Para cumprir o mandado de prisão, a policia solicitou à Justiça a expedição do mandado de busca e apreensão para prender Rodrigo. Também foi solictada busca de objetos de origem ilícita no endereço onde ele estava no bairro Niterói. O requerimento foi deferido na mesma data pela 6ª Vara Criminal do Foro Central.