Servidores do DMAE (Departamento Municipal de Águas e Esgotos) e da CEEE Grupo Equatorial se reuniram para discutir o fluxo de trabalho entre as duas prestadoras de serviços. O encontro, realizado ontem (23), ocorre após várias interrupções no abastecimento de água causadas por cortes na distribuição de energia elétrica. Entre os motivos dos desabastecimentos, estão os temporais que atingiram Porto Alegre nas últimas semanas e manutenções preventivas, que desligaram estações de tratamento e bombeamento de água.
No grupo de representantes do órgão municipal de águas estava o diretor-geral do Departamento, Maurício Loss. “Buscamos estreitar a nossa relação com a Equatorial para minimizar os impactos causados por falta de energia, que consequentemente causam desabastecimento de água e alguns danos estruturais nas nossas redes”, afirma.
Leia mais: Desligamentos da CEEE Equatorial podem afetar abastecimento de água
O principal ponto discutido é a necessidade de comunicação entre as duas empresas. Também foi definido que, neste novo ponto da relação entre município e concessionária, os dois lados precisam fazer uma reunião a cada 15 dias.
Uma demanda apresentada pelo departamento à CEEE foi a visita de técnicos nas estações de tratamento e distribuição para realização de melhorias. Por fim, foi apresentada a possibilidade de compartilhamento do sistema “GeoDmae”, que permite a localização das redes subterrâneas, para evitar danos estruturais eventualmente causados na colocação de postes de luz.
Conforme a Prefeitura de Porto Alegre, a CEEE Equatorial se comprometeu em “atuar de forma preventiva e realizar um trabalho em conjunto com o Dmae”, “Nos comprometemos em conhecer as unidades de maior consumo e também de revisar os cadastros para adaptar as regras de prioridade e dar celeridade ao atendimento”, apontou o superintendente técnico do grupo, Sérgio Valinho.
Desabastecimentos programados em Porto Alegre
Por falar em falta de água, o DMAE prevê alterações no abastecimento de água na Capital nos dias 28 de fevereiro, 1º e 2 de março. O motivo são desligamentos programados pela CEEE Equatorial para realizar melhorias na rede elétrica.