Um novo terremoto de magnitude 6.3 na escala Richter foi registrado nesta segunda-feira (20) na fronteira entre a Turquia e Síria, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). Segundo o órgão, o tremor teve seu epicentro na cidade de Uzunbag, na província de Hatay, sul da Turquia, a 10 quilômetros de profundidade e próximo de Antioquia.
Até o momento, não há informações sobre mortos ou feridos, mas testemunhas revelaram à imprensa local que mais danos na região foram registrados. Um correspondente da agência de notícias AFP no local relatou que nuvens de poeira, causadas por desabamentos, tomaram as ruas da cidade e vários feridos estão pedindo socorro.
O tremor também teria sido sentido no Líbano e no Iraque.
No último dia 6 de fevereiro, os dois países foram devastados por um forte sismo que provocou mais de 47 mil mortes. As operações de busca, inclusive, continuam nas duas províncias mais afetadas: Kahramanmaras e Hatay.
Mortes na Turquia passam de 41 mil
Pelo menos 41.156 pessoas morreram na Turquia em função do terremoto devastador do último dia 6 de fevereiro. O número atualizado da tragédia foi divulgado nesta segunda-feira (20) pelo presidente da agência nacional para desastres e emergências, Yunus Sezer.
Somando as mais de 6 mil pessoas mortas na Síria, também atingida pelo abalo sísmico, o total de vítimas já passa de 47 mil. Na Turquia, as operações de busca continuam apenas nas duas províncias mais afetadas pelo tremor de 7.8 na escala Richter: Kahramanmaras e Hatay.