Cidadãos que precisam de serviços relacionados a obras na Prefeitura de Marau e aguardavam mais de 30 dias para serem atendidos, após a implantação do atendimento digital têm seu pedido atendido mais rápido.
A plataforma utilizada no município possibilitou à população maior agilidade em análises e processos públicos de todos os assuntos relacionados à construção civil no município.
A tecnologia substituiu requerimentos físicos e impressos, que até então eram submetidos somente no balcão da prefeitura, por formulários digitais e inteligentes que podem ser preenchidos pelo computador ou celular, 24 horas por dia.
A assessora do Deplan (Departamento de Gestão, Planejamento e Meio Ambiente), Andréia Durante, diz que o projeto de modernização visa garantir mais eficiência, economia, transparência e segurança na gestão dos processos.
“A partir da transformação digital, o processo para aprovação de projetos tem sido mais dinâmico e célere, desde a análise, reconsideração do profissional e devolutivas. A mudança também garantiu a uniformidade dos projetos para que os procedimentos sejam feitos de acordo com o plano municipal”, ressalta.
O sistema que torna as prefeituras digitais foi lançado há menos de dois meses e, desde então, 95 processos foram tramitados de forma 100% on-line.
Um dos processos mais solicitados, o alvará de construção, chegou a ser autorizado para um requerente em apenas dois dias.
Segundo Andréia, no modelo tradicional (físico e manual) esse mesmo documento demorava, no mínimo, 30 dias para ser liberado. Em alguns casos, a demora ultrapassava 90 dias por conta do vai e vem de documentos para correção.
Com a mudança, cinco processos já são digitais no Deplan de Marau. São eles:
- Alvará de Construção
- Alvará de Regularização
- Carta de Habite-se
- Diretrizes Urbanísticas
- Aprovação Urbanística de Loteamento