Uma série de alterações serão realizadas, a partir desta quinta-feira (9), em Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre. O motivo é a construção de uma trincheira e um viaduto onde fica a rótula entre a ERS-118 e a avenida Centenário/ERS-030. As obras para encerrar com os congestionamentos devem perdurar por meses.
O governo do Estado está investindo aproximadamente R$ 28 milhões na obra. O trabalho ocorre em uma extensão de cerca de 1km e começou no segundo semestre de 2022.
Conforme o DAER (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem) dois bloqueios no km 22 serão realizados a partir de quinta-feira. Um deles é a interrupção total dos dois sentidos de ingresso ao Distrito Industrial e o fechamento da conversão à esquerda no acesso à Avenida Centenário (ERS-030), utilizada por quem trafega no sentido de Esteio para Gravataí, junto à rótula.
“Solicitamos a compreensão dos motoristas. As intervenções são fundamentais para proporcionar maior fluidez no tráfego da estrada”, diz o secretário Juvir Costella.
“O bloqueio no ingresso ao Distrito pela Avenida Plínio Gilberto Kroeff ocorre para execução de uma via lateral. Ela servirá como desvio do trânsito da ERS-118, permitindo as escavações necessárias à realização da trincheira”, detalha o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino. A passagem inferior contará com gabarito de 5,5 m de altura e duas pistas – uma para quem se dirige ao Distrito e outra para retorno operacional da rodovia.
“No outro ponto, ergueremos o viaduto que atenderá o trânsito de quem entra na Avenida Centenário, no sentido de Esteio para Gravataí. O elevado será curvo e foi planejado para oferecer maior segurança aos usuários da estrada, contando, inclusive, com acostamento”, conclui.
Rotas alternativas às obras na ERS-118
Para acessar o Distrito Industrial, quem trafega no sentido Sapucaia do Sul – Gravataí deve usar a nova via executada entre o Morro do Coco e o Hotel Radar.
Essa rota também é a alternativa para quem precisa sair do Distrito.
Quem circula pela avenida Centenário ou BR-290/FreeWay precisará realizar o retorno junto ao viaduto da avenida Itacolomi, percorrendo 3 quilômetros em direção a Sapucaia do Sul. No caso dos veículos leves, o retorno para acessar o Distrito Industrial pode ser feito pelas vias municipais junto às avenidas Brasil e Dorival.
Durante as obras, os motoristas que necessitam acessar a Avenida Centenário, no sentido Sapucaia do Sul para Gravataí, devem realizar o retorno nas alças do viaduto localizado na BR-290/FreeWay com a ERS-118.