A PRF (Polícia Rodoviária Federal) e a PF (Polícia Federal) terão trocas nos comandos regionais. Consta em edição extra do Diário Oficial da União desta quarta-feira (18) a nomeação de novos diretores da PF em 18 Estados e a dispensa dos superintendentes da PRF em 26 unidades da Federação.
Desde o fim das últimas eleições presidenciais, é amplamente discutida a necessidade de combater uma “influência ideológica” dentro das polícias. A situação parece ter chegado ao limite após os atos golpistas em Brasília, no último dia 8 de janeiro, quando houve indícios de erros na garantia da segurança aos prédios dos três poderes.
No caso da PRF, apenas no Piauí, onde o cargo hoje é ocupado de forma interina por Jairo Lima, não passou por alteração. As exonerações foram determinadas pelo Ministro da Justiça, Flávio Dino e os nomes dos substitutos não foram divulgados. Até o momento, é conhecido apenas, desde o dia 2 de janeiro, o nome do novo diretor-geral, Antônio Fernando Souza Oliveira.
Já em relação a PF, a troca é assinada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa. O Rio Grande do Sul, hoje comandado pelo delegado Aldronei Antonio Pacheco Rodrigues, não consta entre os Estados com troca na diretoria.
Confira os novos nomes de diretores da PF:
- Alagoas: Luciana Paiva Barbosa;
- Amazonas: Umberto Ramos Rodrigues;
- Goiás: Marcela Rodrigues de Siqueira Vicente;
- Maranhão: Sandro Rogério Jansen Castro;
- Mato Grosso: Ligia Neves Aziz Lucindo;
- Mato Grosso do Sul: Agnaldo Mendonça Alves;
- Minas Gerais: Tatiana Alves Torres.
- Pará: José Roberto Feres;
- Paraíba: Christiane Correa Machado;
- Paraná: Rivaldo Venâncio;
- Pernambuco: Antonio de Pádua Vieira Cavalcanti;
- Rio de Janeiro: Leandro Almada da Costa;
- Rio Grande do Norte: Larissa Freitas Carlos Perdigão;
- Rondônia: Larissa Magalhães Nascimento;
- Santa Catarina: Aletea Vega Marona Kunde;
- São Paulo: Rogério Giampaoli;
- Sergipe: Aline Marchesini Pinto;
- Tocantins: Reginaldo Donizetti Gallan Batista