Cotidiano

Prolongamento da Avenida Severo Dullius só ficará pronto em 2017

Os trabalhos de prolongamento da Avenida Severo Dullius, em Porto Alegre, que iniciaram em setembro do ano passado, estão em pleno andamento e, nesta etapa, está sendo executada a base da via. A previsão é de que o trecho de 1,9 quilômetros seja entregue no primeiro semestre de 2017.
Siga o Plantão RS no Twitter: @plantaors
Curta nossa página no Facebook: fb.com/rsplantao
O prolongamento da Severo Dullius criará um anel viário no entorno imediato do Salgado Filho, também facilitando a saída e a chegada de veículos e ônibus ao aeroporto nos dias em que são realizados eventos e shows nas casas de festas e espetáculos do entorno. Serão duas pistas com duas faixas de fluxo cada uma. No trecho serão implantadas duas pontes. A avenida terá ciclovia e passeio de pedestres com quatro metros de largura. O investimento de R$ 69 milhões.
O prefeito da Capital, José Fortunati, e o vice Sebastião Melo visitaram as obras na tarde desta quinta-feira (21). Fortunati destacou a importância do empreendimento para melhorar a mobilidade na região.
“Temos um fluxo muito grande de caminhões que ingressam em Porto Alegre pela avenida dos Estados e pela BR 116, na região do aeroporto, para conseguir acessar a zona Norte da cidade. Com a obra, esses veículos poderão utilizar a Severo Dullius pela Sertório, o que deve provocar uma redução de 30% no tráfego no trajeto utilizado atualmente, qualificando o trânsito e melhorando as condições de mobilidade nessa região”, afirmou o prefeito.

Status da obra

A fase atual da obra é de execução da base da futura via. Essa base é constituída de aterro formado por rachão, geogrelha e solo importado. No local estão sendo realizadas escavações e a preparação da base para a execução da ponte de 88m que será implantada sobre o Arroio Areia, junto à atual avenida Dique. Os trabalhos incluem a retificação do canal Arroio Areia e a implantação da rede de drenagem, constituída de galerias e tubos de concreto.
A implantação do trecho da rua Dona Alzira, que se conectará com a avenida Severo Dullius prolongada, já foi concluída. A rota alternativa de acesso à Zona Norte, quando a obra for entregue, será a seguinte: alça do viaduto que dá acesso ao aeroporto Salgado Filho, trecho da avenida Severo Dullius existente, trecho prolongado da avenida Severo Dullius, rua Dona Alzira e, finalmente, a avenida Sertório.

Ajustes no cronograma geraram atrasos

O secretário municipal de Gestão, Urbano Schmitt, disse que a obra é complexa e que o projeto precisou ser revisto devido ao terreno instável, que exige procedimentos especiais para evitar desníveis na pista.
“Além do solo muito arenoso, o traçado original apresentava, em seu leito, células de aterro sanitário da época em que tínhamos aqui o antigo aterro da zona Norte, o que o inviabilizou sob ponto de vista ambiental. Um novo traçado foi estabelecido e amplamente discutido com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e precisamos ajustar o cronograma”, explicou Urbano.
Outra medida necessária foi a aprovação do projeto junto à Caixa, que demandou um tempo considerável de análise. A aprovação saiu em agosto de 2015, dando condições de início de obra para o mês de setembro de 2015. O titular da Gestão lembrou também que as desapropriações necessárias à implantação do projeto foram judicializadas, fazendo com que o cronograma sofresse mais atrasos.