O incêndio na Estação Ecológica do Taim, na região Sul do Estado, já atinge 2,5 mil hectares de vegetação. A informação foi divulgada pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).
A causa do incêndio teria sido um raio, que atingiu a vegetação seca por causa da falta de chuva na segunda-feira (12). As chamas atingem a reserva desde segunda-feira e se espalharam por uma área próxima da BR-471, entre Rio Grande e Santa Vitória do Palmar.
Os ventos agora estão virando na direção nordeste. Um outro foco de fogo, de 10km de comprimento, foi detectado, atingindo a margem leste do banhado e segue em diagonal até a outra margem.
Trabalham na contenção do fogo brigadistas do Instituto Chico Mendes e profissionais contratados pela empresa CMPC, multinacional de silvicultura com Termo de Cooperação Técnica em andamento junto ao ICMBio.
Também são esperadas chuvas para esta quinta e sexta-feira, mas a expectativa é que as precipitações não sejam suficientes para acabar com o incêndio.
A equipe do ICMBio monitorou que o fogo está atingindo a parte seca da vegetação e não vai atingir as raízes que estão protegidas pela umidade ainda existente no solo, o que deve permitir uma rápida recuperação das plantas. O instituto constatou que há “ilhas” de refúgio para fauna.