Novos alertas para o risco de fenômenos meteorológicos no Rio Grande do Sul foram emtidos nesta segunda-feira (28) pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia). As advertências são preventivas, sendo baseadas nas análises do Instituto.
Conforme a previsão, o avanço de umidade vinda do mar influencia o tempo em uma parte do Rio Grande do Sul. Nuvens de chuva se formam por conta da umidade do oceano em direção à costa. Um alerta de chuvas intensas foi emitido por causa da possibilidade de pancadas fortes de chuva no Litoral Norte, nas cidades de divisa com Santa Catarina. A previsão indica que, no decorrer dia, chuvas fracas também devem ocorrer na Serra gaúcha.
Também há possibilidade de ventos costeiros, entre Quintão e Torres. A Marinha do Brasil estima que os ventos podem chegar até os 74 km/h na costa. A navegação em alto mar pode ser perigosa e a Marinha do Brasil deve ser contatada para orientações.
Além desses avisos, foi emitida uma advertência válida para toda a região metropolitana de Porto Alegre, região Carbonífera e parte da região Central e do Litoral Norte do RS. Também estão sob a advertência as regiões do Vale do Rio Pardo, parte do Vale do Taquari, Vale do Sinos e Vale do Paranhana. O motivo são as rajadas de vento que atingem a região desde o sábado.
A ventania pode ter rajadas variando entre 40 e 60 km/h. O INMET reforça que há possibilidade de problemas causados pelo vento, como danos em árvores, postes e outdoors, por exemplo. A população deve ficar atenta e evitar locais que ofereçam risco.
- Agora no Tempo
- Costa Doce
- Cotidiano
- Litoral Norte
- Porto Alegre
- Redes Sociais
- Região Carbonífera
- Região Central
- Região Metropolitana
- Rio Grande do Sul
- Serra gaúcha
- Vale do Caí
- Vale do Jacuí
- Vale do Paranhana
- Vale do Rio Pardo
- Vale do Sinos
- Vale do Taquari
- Vales
- alerta de vendaval
- Rio Grande do Sul
- Temporal
- Vendaval
- Ventania
- vento forte