A segunda-feira (21) iniciou com instabilidades atuando entre a Campanha, Missões e Noroeste gaúcho, devido à influência de uma área de baixa pressão, aliada a formação de uma frente fria. No decorrer da manhã, o tempo semantém instável nessas regiões, com chuvas fracas a moderadas.
Por causa da possibilidade da ocorrência de temporais isolados, o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta para o Rio Grande do Sul. A advertência laranja de tempestade foi publicada na manhã desta segunda-feira e é válida para todo o Estado. A vigência se encerra as 23h59 desta segunda.
Conforme o INMET, há possibilidade de chuvas intensas, com vento e queda pontual de granizo. O órgão solicita que as pessoas tomem cuidado redobrado em caso de temporais, evitando ficar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Também não é recomendável estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
O que diz a previsão
Uma nova frente fria avança da Argentina e do Uruguai, trazendo instabilidades para o solo gaúcho. Há possibilidade de temporais isolados pelo Estado.
Já, ao longo da tarde e noite, por conta do lento deslocamento da frente fria, as instabilidades voltam aganhar força e avançam para o restante do Rio Grande doSul, principalmente nas áreas onde as temperaturas seelevam mais na parte da tarde. Com isso, há risco detemporais isolados na metade norte, especialmente entre oNorte e o Nordeste gaúcho.
Apesar da previsão de tempo instável, a chuva será muito mal distribuída pelo Rio Grande do Sul. Em algumas cidades, pode nem chover, enquanto em outras podem ser registrados transtornos por causa da chuva intensa.
Na terça-feira (22), a frente fria segue atuando e mantendo o tempo instável em boa parte do RS. No decorrer do dia, as chuvas ganham força na metade norte, especialmente sobre a região metropolitana, Litoral Norte e Serra do RS.
A tendência é que na quarta-feira (23), as chuvasainda continuam atuando sobre a região metropolitana, Litoral Norte e Serra do RS, enquanto no restante do estado o sol volte aaparecer, e com pouca elevação das temperaturas em comparação à semana anterior.
- Agora no Tempo
- Costa Doce
- Cotidiano
- Fronteira Oeste
- Litoral Norte
- Porto Alegre
- Redes Sociais
- Região Carbonífera
- Região Central
- Região da Campanha
- Região Metropolitana
- Região Noroeste
- Região Norte
- Região Sul do RS
- Rio Grande do Sul
- Serra gaúcha
- Vale do Caí
- Vale do Jacuí
- Vale do Paranhana
- Vale do Rio Pardo
- Vale do Sinos
- Vale do Taquari
- Vales
- alerta de tempestade
- Alerta de temporal
- Fronteira Oeste
- Região Noroeste
- Rio Grande do Sul
- Temporal