Festival na Capital

Divulgada programação do 29º Porto Alegre em Cena

Considerado o maior festival de teatro da América Latina, o evento ocorre de 1º a 7 de dezembro

A programação da primeira etapa do 29º Porto Alegre em Cena, foi divulgada nesta terça-feira (8). Considerado o maior festival de teatro da América Latina, o evento ocorre de 1º a 7 de dezembro. Informações sobre a programação, os espetáculos e a venda de ingressos podem ser obtidas aqui.

Na agenda, estão espetáculos nacionais e internacionais. Eles poderão ser assistidos em diversos locais da cidade, seja em teatros, nas ruas, parques, e em pontos turísticos como a Orla do Guaíba e na Esquina Democrática, no Centro Histórico.

A Prefeitura de Porto Alegre destaca a importância de realizar o evento, uma vez que o setor da Cultura foi o mais afetado durante a pandemia. Devido a esta dificuldade, a organização ressalta também o grande esforço necessário para realizar o festival.

“Buscamos uma rede de parceiros e patrocinadores a quem muito agradecemos. Além deste desafio, vencemos o desafio dos novos tempos”, afirmou o secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Gunter Axt.

O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, em parceria com a PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) e o Pacto Alegre. A segunda etapa será em março de 2023, durante as comemorações da Semana de Porto Alegre.

A empresa Voz Cultural é a produtora responsável pela 29ª edição, selecionada por edital promovido pela prefeitura. Pela primeira vez, o evento tem direção artística compartilhada que deverá pensar no futuro do festival. Além disto, como já é tradição, o Em Cena irá promover atividades formativas, com oficinas e workshops com artistas, coletivos e arte-educadores.

Também haverá um grande encontro de realizadores e incentivadores de festivais cênicos nacionais e internacionais, intitulado Beijo de Língua, numa referência ao recorte geográfico dos países de língua portuguesa. O tradicional Ponto de Encontro continuará no Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues, onde artistas e público se reúnem para trocar experiências e emoções da vivência sobre o festival de teatro.