Homenageado

Lewis Hamilton recebe título de cidadão honorário do Brasil

Cerimônia em Brasília reuniu centenas de pessoas. Lewis Hamilton afirmou que quer conhecer mais o território nacional.

Crédito: Marina Ramos/ Câmara dos Deputados

O heptacampeão da Fórmula 1, o piloto britânico Lewis Hamilton, recebeu nesta segunda-feira (7) o título de cidadão honorário do Brasil em sessão solene da Câmara dos Deputados, em Brasília. O presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), abriu a cerimônia e, entre risadas por conta do barulho feito por centenas de pessoas que acompanharam o evento, disse que “todos os protocolos estavam sendo quebrados”.

“Sua ilustre presença neste plenário, muito nos orgulha”, acrescentou Lira, dizendo que o britânico se tornou “um ídolo de todos os brasileiros”. Falando dos títulos nas pistas, Lira ainda ressaltou a atuação de Hamilton na defesa de causas ambientais e das minorias, combatendo o racismo.

Em seu discurso, o piloto afirmou que “não sabia o que esperar” da cerimônia na Câmara, mas que “ver todos vocês, me deu uma energia maravilhosa”.

“Eu quero agradecer a todos aqui da casa que fizeram de tudo para isso acontecer hoje. Essa é uma das maiores honras que eu recebi até hoje e agora posso finalmente dizer que eu sou um de vocês. Eu amo o Brasil e eu sempre amei o Brasil. Eu tenho muitas memórias maravilhosas aqui, de 2007 [primeiro ano que visitou o país] e depois de 2021 [final da F1 em Abu Dhabi], o amor e carinho que recebi de vocês foi coisa de outro mundo”, afirmou sendo ovacionado.

Hamilton disse ainda que queria “dedicar essa honra para Ayrton Senna”.

“Quando eu tinha cinco anos, eu o via e foi quando eu decidi que queria ser piloto. Desde então, eu aprendi a saber mais sobre o Brasil e aí escolhi o Brasil para jogar Fifa no videogame. Eu admiro a paixão que o povo brasileiro tem por tudo”, pontuou ainda.

O cidadão honorário do país ainda afirmou que quer conhecer mais o território nacional e disse que “não vê a hora de conhecer a floresta amazônica”. Hamilton ainda falou sobreo fato de ser o único piloto negro na Fórmula 1 e ressaltou a “diversidade” do povo brasileiro, dizendo que “há ainda muito a ser feito no esporte”.

Em português, Hamilton terminou sua fala com um “obrigado, Brasil, amo vocês”.

O projeto de Resolução 79/2021, que concedeu a cidadania honorária a Hamilton, é de autoria do deputado André Figueiredo (PDT-CE) e foi aprovado em junho deste ano. O piloto está no país por conta do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, que ocorre neste fim de semana.