A passagem de um ciclone extratropical e uma frente fria, entre a noite de terça-feira (9) e a manhã desta quarta-feira (10), provocou chuva intensa em vários pontos do Rio Grande do Sul.
O município de Três Forquilhas, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, registrou estragos devido à chuva intensa que atingiu a região.
O principal problema está relacionado a vias que foram bloqueadas pelo grande volume de água. A ponte sobre o Rio Depósito, que liga Três Forquilhas à Rota do Sol, está totalmente bloqueada. O nível da água chega a cerca de 2 metros, o que impede a passagem de veículos.
A chuva também causou estragos em lavouras. Segundo o secretário de Obras e coordenador da Defesa Civil municipal, José Flávio Nunes Loreno, choveu cerca de 120 milímetros de chuva em 24 horas. A Defesa Civil ainda não divulgou número oficial dos estragos causados pela chuvarada.
Em Santa Cruz do Sul, a chuva intensa provocou o deslizamento de um paredão de pedras durante a madrugada desta quarta na Rua João Werlang, no Bairro Belvedere. O fato assustou os moradores das proximidades.
Segundo os moradores, houve um estouro muito forte e algumas casas próximas tremeram. Em função do deslizamento, o trânsito encontra-se bloqueado na Rua João Werlang.
Já em Santa Catarina a passagem do ciclone causou prejuízos em diversas cidades. Cerca de 79 mil unidades consumidoras de energia estão sem fornecimento. Além disso, há relatos de feridos.
A Defesa Civil de Santa Catarina informou ainda há risco “muito alto” para deslizamentos, enxurradas e inundações em diversos locais. Além de Santa Catarina, outros estados registraram chuva forte e ventania.
Deste a semana passada, as previsões alertavam para o risco do ciclone e da frente fria causarem estragos no Rio Grande do Sul. Felizmente como a gente viu… eles passaram por aqui e os estragos foram muito poucos.