O Grêmio venceu por 2 a 1 o Guarani, em Campinas, na noite desta sexta-feira (5), em mais uma rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Villasanti e Biel marcaram para o Tricolor gaúcho. De cabeça, o zagueiro João Victor descontou para o Bugre.
O jogo não teve grandes sustos para o Grêmio. O Tricolor manteve a consistência defensiva dos últimos jogos, dando tranquilidade ao torcedor, que esperava melhores resultados fora de casa da equipe gaúcha.
O controle da partida veio já nos primeiros minutos. O gol de VIllasanti, em um belo chute da intermediária, aos 18 minutos do primeiro tempo, foi consequência da superioridade gremista. O Grêmio ainda teve na primeira etapa boas conclusões de fora da área com Campaz e Biel.
Já o Guarani realmente assustou pela primeira vez só aos 41, em uma conclusão de dentro da área de Nicolas Careca. Geromel desviou de cabeça a bola, que tinha endereço certo. Depois, após uma cobrança de falta, Derlan cabeceou e Brenno fez boa defesa.
Na etapa final, o Guarani se viu obrigado a tentar mais jogadas ofensivas. A equipe de Campinas obrigou Brenno a uma boa defesa em chute de fora da área de Eduardo Person. O Bugre campineiro também teve alguns escanteios, mas mal batidos.
Mas quem marcou foi o Tricolor gaúcho, aos 29. Guilherme encontrou Biel, que chutou para o gol de perna esquerda. Tudo parecia encaminhado.
Mas ainda houve, aos 40, uma confusão após Bruno Alves cobrar um jogador do Guarani, que não parou para o atendimento de um jogador. O VAR foi chamado para analisar uma suposta cabeceada de Rodrigo Andrade em Biel, que estava no chão. Mas o árbitro nada marcou.
Mesmo assim, o clima ficou tenso no jogo e ainda houve tempo para um gol do Guarani, já aos 49, de João Victor. O jogo acabou no momento certo para o Grêmio. Após o jogo houve um início de confusão, mas logo os ânimos foram acalmados.
Situação e próximo jogo
Com o resultado, o Grêmio termina a sexta-feira na vice-liderança da Série B, com 40 pontos. O Tricolor pode ser ultrapassado nesse sábado (6), pelo Bahia, que enfrenta o CSA. Se vencer, a equipe baiana iguala o número de pontos do Grêmio, mas tem maior número de vitórias.
Outro ponto importante é a distância para o quinto colocado, que, caso o Cruzeiro derrote o Tombense, também no sábado (6), será de oito pontos.
O próximo jogo do Grêmio pela Série B é contra o Operário-PR. A Partida será realizada na terça-feira (9), às 19h, na Arena, em Porto Alegre.
Escalações
Guarani
Kozlinski; Diogo Mateus, João Victor, Derlan e Jamerson Bahia; Leandro Vilela, Madison (Rodrigo Andrade) e Eduardo Person (Silas); Bruno José (Lucas Venuto), Nicolas Careca (Júlio César) e Yago (Yuri Tanque) –4-3-3– Técnico: Mozart Santos
Grêmio
Brenno; Rodrigo Ferreira, Geromel, Bruno Alves e Nicolas (Diogo Barbosa); Villasanti e Lucas Leiva (Thiago Santos); Biel, Campaz (Janderson) e Guilherme (Thaciano); Diego Souza (Elkeson) – 4-2-3-1– Técnico: Roger Machado
Arbitragem
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF)
Auxiliar: Lucas Modesto (DF)
Auxiliar: José Reinaldo Nascimento Júnior (DF)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)