A Ação Mate Amargo fiscalizou três estabelecimentos comerciais do município de Nova Santa Rita nesta quarta-feira (3).
Os agentes apreenderam aproximadamente 1 tonelada de carne e 2.680 litros de vinho e cachaça clandestinos.
Segundo o Ministério Público, no primeiro estabelecimento, foram apreendidos em torno de 600kg de carne armazenados de forma inadequada, sem rotulagem e com alterações organolépticas (cor, textura e odor) em algumas peças.
No segundo estabelecimento, foram apreendidos 384kg de carne sem procedência, com validade vencida, de acordo com o Ministério Público.
Além disso, o local não possuía autorização para a manipulação do produto. O comércio era fornecedor de carnes de um bazar, já autuado pelos agentes da Força-Tarefa do Programa Segurança Alimentar do Estado, em 27 de julho último, no município de Cidreira, por comercializar alimentos de forma irregular.
Já o terceiro local realizava a venda de vinhos e cachaças clandestinos, de modo que nenhuma das garrafas apresentava rotulagem e identificação obrigatória.
A ação foi realizada pelo Ministério Público do Rio Grande do sul, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) – Segurança Alimentar, realizou, em conjunto com a Seapdr (Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural) e a Decon (Delegacia de Polícia de Proteção ao Consumidor).
O Ministério Público não divulgou os nomes dos estabelecimentos fiscalizados.