A convenção estadual do MDB (Movimento Democrático Brasileiro) aprovou a aliança com o PSDB, do ex-governador Eduardo Leite, e a nomeação do deputado Gabriel Souza como candidato a vice-governador. O evento foi realizado na manhã deste domingo (31), no auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa.
No entanto, o MDB gaúcho sai da convenção tão dividido quanto entrou. Foram 239 votos favoráveis à aliança com o PSDB para a disputa ao Palácio Piratini nas eleições de 2022. A candidatura própria teve 212 votos pela candidatura própria. Foram registrados 18 nulos e 4 brancos, contabilizando um total 473 votos na convenção.
A indicação do deputado Gabriel Souza para a candidatura de vice-governador na chapa encabeçada por Eduardo Leite deverá ser formalizada nos próximos dias pela Executiva Estadual. Cabe ao colegiado a prerrogativa de complementar as candidaturas referendadas pela Convenção, bem como ampliar a coligação.
O colegiado também oficializou as nominatas de candidatos a deputado estadual e federal. Foram indicados 26 nomes à Câmara dos Deputados e 38 à Assembleia Legislativa.
Atualmente, o MDB tem quatro deputados federais e oito deputados estaduais eleitos.