O Instituto Datafolha divulgou uma nova sondagem do cenário eleitoral para o cargo de presidente da República. As eleições ocorrem daqui a 66 dias. O cenário se mantém sem grandes alterações, se comparado com as últimas duas pesquisas, com oscilações dentro da margem de erro.
O levantamento foi contratado pelo jornal Folha de S.Paulo e está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-01192/2022. A pesquisa ouviu 2.556 pessoas nos dias 27 e 28 de julho em 183 cidades brasileiras. A margem de erro máxima é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.
Pesquisa estimulada no 1º turno
- Lula (PT): 47% das intenções de voto
- Jair Bolsonaro (PL): 29%
- Ciro Gomes (PDT): 8%
- André Janones (Avante): 1%
- Simone Tebet (MDB): 2%
- Pablo Marçal (Pros): 1%
- Vera Lúcia (PSTU): 1%
- Em branco/nulo/nenhum: 6%
- Não sabe: 3%
Não chegam a pontuar Luciano Bivar (UB), General Santos Cruz (Podemos), Leonardo Péricles (UP), Felipe Dávila (Novo), Eyamel (DC) e Sofia Manzano (PCB).
Pesquisa espontânea
- Lula (PT): 38%
- Bolsonaro (PL): 26%
- Ciro (PDT): 3%
- Tebet (MDB): 2%
- André Janones (Avante): 1%
- Pablo Marçal (Pros): 1%
- Vera Lúcia (PSTU): 1%
- Indecisos: 26%
- Votam em branco ou nulo: 6%
- Não sabe, não opinou: 3%
Comparação com a pesquisa anterior
Comparativamente com a pesquisa anterior, praticamente não houve alteração. No final de junho, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tinha 19 pontos percentuais de vantagem sobre Bolsonaro. Lula liderava a disputa presidencial com 47% das intenções de voto no primeiro turno, ante 28% do principal adversário. Ciro Gomes (PDT) marcou 8%. Na ocasião, dez outros candidatos se embolavam, empatados tecnicamente, no pelotão dos que tinham de 2% para baixo.
Nos chamados votos válidos, Lula teve 53%. Para ganhar no primeiro turno, é necessário que o candidato some 50% dos votos válidos mais um. A votação será em 2 de outubro. O segundo turno está previsto para o dia 30 do mesmo mês.