Uma fiscalização do Programa Segurança Alimentar RS retirou mais de duas toneladas de alimentos impróprios para o consumo. Ao todo, cinco estabelecimentos comerciais do município foram alvos da fiscalização. Um deles foi interditado e, os outros quatro, autuados.
A fiscalização ocorreu na quarta-feira (29). As principais irregularidades encontradas nos estabelecimentos foram produtos com prazo de validade expirado ou sem prazo de validade no rótulo, alimentos sem procedência e com armazenamento em temperatura inadequada.
O mercado que foi totalmente interditado apresentava péssimas condições de higiene, inclusive com a presença de insetos mortos em seu depósito, próximos a alimentos ali acondicionados. Os estabelecimentos fiscalizados não foram divulgados.
Conforme o coordenador do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) Segurança Alimentar, Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, itens, que não estavam em condições para consumo humano, foram apreendidos e inutilizados.
Também participaram da fiscalização os servidores do Gaeco, representantes da Vigilância Sanitária Municipal de Ijuí, SES (Secretaria Estadual da Saúde), SEAPDR (Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural), Decon (Delegacia de Polícia de Proteção ao Consumidor) e da Patram (Patrulha Ambiental da Brigada Militar).