O Monumento aos Açorianos localizado na avenida Loureiro da Silva, teve as suas obras de recuperação iniciadas nesta segunda-feira (18), após ficar mais de dois anos cercado preventivamente por causa da corrosão. A obra, de 17 metros de altura por 24 de comprimento e feita de aço, homenageia os casais açorianos que fizeram parte do primeiro povoamento da cidade.
O anúncio foi feito pela Smam (Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre). O monumento foi danificado por urina de animais e pessoas, que usavam o local como banheiro a céu aberto.
Siga o Plantão RS no Twitter: @plantaors
Curta nossa página no Facebook: fb.com/rsplantao
Além da recuperação das estruturas, também haverá restauro das peças em aço, limpeza geral, pavimentação com paralelepípedo de granito e reposição da grama no entorno. O custo será de R$ 356 mil para a Prefeitura.
O Monumento é uma homenagem à chegada dos primeiros sessenta casais açorianos que povoaram Porto Alegre. Foi inaugurado em 26 de março de 1974. Construído em aço, é uma obra do escultor Carlos Tenius, lembrando uma caravela composta de corpos humanos entrelaçados, e tendo à frente uma figura que lembra Ícaro e representa a vitória.