Dois bairros de Porto Alegre vão ter aplicação de inseticida nesta segunda-feira (18) após a Prefeitura confirmar mais dois casos importados de dengue. As aplicações ocorrem nos bairros Tristeza, na zona Sul e São José, na zona Leste. A ação visa impedir a transmissão viral.
A primeira ação, no bairro Tristeza, está marcada para as 9h, em um raio de 150 metros a partir do entroncamento das ruas Doutor Barcelos, José Domingos Varela e Afonso Arinos. O paciente é morador da cidade de Dourados (MS), no centro-oeste do país, e veio passar férias em Porto Alegre.
Siga o Plantão RS no Twitter: @plantaors
Curta nossa página no Facebook: fb.com/rsplantao
À tarde, a equipe operacional vai estar, a partir das 16h, no bairro São José. Também em um raio de 150 metros, o perímetro da ação inclui a avenida Bento Gonçalves, entre as ruas Machado de Assis e Doutor Lossio. O paciente é de Maceió (AL), no Nordeste, e veio à Capital passar férias.
Com os dois novos casos, sobe para três o número de casos importados de dengue confirmados em Porto Alegre em 2016. Três casos de chikungunya e cinco de infecção por zika vírus estão sendo investigados. Também há casos de dengue em investigação.
A Vigilância Sanitária da Capital orienta aos moradores de Porto Alegre que forem para locais com transmissão de dengue, chikungunya e zika devem adotar medidas de prevenção individual, como uso de repelentes e roupas com mangas e proteção nas pernas. No retorno à Capital, em caso de sintomas de qualquer das doenças, a recomendação é de procura de atendimento médico o mais rápido possível.