A partir da próxima sexta-feira, 10, a prefeitura irá iniciar a aplicação da segunda dose de reforço (ou quarta dose) contra a Covid-19 em profissionais de saúde. Nesta primeira etapa, serão priorizados os profissionais da linha de frente, ou seja, que atuam em hospitais, unidades de saúde ou pronto-atendimentos.
“Precisamos proteger as equipes que estão mais expostas ao vírus”, destaca o secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta.
A abertura de público será possível, pois a Capital irá receber nesta quinta-feira (9), 25 mil doses de vacinas contra a Covid-19. A SMS (Secretaria Municipal de Saúde) irá distribuir os imunizantes aos serviços de saúde, que ficarão responsáveis pela vacinação de seus funcionários.
O segundo reforço estará disponível para os profissionais vacinados há mais de quatro meses. De acordo com nota técnica do Ministério da Saúde, poderão ser utilizadas as vacinas Pfizer, Janssen ou Astrazeneca, independentemente da dose aplicada anteriormente.
A abertura para os demais profissionais de saúde dependerá da chegada de mais doses a Porto Alegre.
Pessoas partir de 50 anos
A Secretaria Municipal de Saúde aguarda o envio de doses para iniciar a aplicação da segunda dose de reforço contra a Covid-19 em pessoas a partir de 50 anos. No momento, a aplicação está disponível para pessoas a partir de 60 anos e imunocomprometidos a partir de 12 anos.