Ouça no Meio-Dia: O quádruplo homicídio na Capital e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta quarta-feira, 27 de abril de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

Cinco pessoas foram encontradas mortas dentro de uma casa que fica dentro de um condomínio na manhã desta quarta-feira, no bairro Santa Tereza, em Porto Alegre. Segundo informações preliminares, todas as vítimas são da mesma família. Dentre elas está um adolescente. Conforme a Brigada Militar, um homem matou a esposa, o filho e dois idosos com uma espingarda. Logo em seguida, ele atirou contra si. O quádruplo homicídio seguido de morte do atirador ocorreu na rua dona Maria. A Brigada Militar isolou o local. A Polícia Civil e o IGP (Instituto-Geral de Perícias) estão no local. A polícia ainda não divulgou as identidades das vítimas.

Um incêndio em uma fábrica de cosméticos causou a morte de três pessoas na manhã desta quarta-feira no município de Carazinho, na região Norte do Rio Grande do Sul. Ao menos quatro pessoas ficaram feridas. O sinistro ocorreu em uma empresa que fica localizada às margens da ERS-142. Testemunhas afirmam que houve uma explosão. Um incêndio se propagou em um dos galpões da fábrica e ainda não foi controlado. Ainda não se sabe exatamente como foi a dinâmica do sinistro. Os quatro feridos foram atendidos por paramédicos do SAMU. No entanto, não há informações sobre o estado de saúde dos feridos. Outras pessoas receberam atendimento médico por causa da inalação de fumaça.

O Dmae programou serviços para esta quarta-feira na Zona Norte de Porto Alegre. O trabalho estava previsto para ontem, mas foi suspenso devido às condições do tempo. Poderá faltar água nos bairros Farrapos, Humaitá, Navegantes e São João ao longo do dia. A interrupção no abastecimento começou cedo para drenar a rede até o início dos dois serviços, que começaram às 9h. Os trabalhos são a conexão entre redes de uma nova adutora de 500mm de diâmetro com a adutora existente na rua Dezoito de Novembro esquina da rua Professor Sarmento Barata; e das redes na Travessa São José esquina da rua Frederico Mentz. A previsão é normalizar o abastecimento à noite, podendo demorar mais nas partes altas.

Uma decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica pode causar um aumento médio de 3,39% na conta de luz dos brasileiros. A ANEEL aprovou o repasse aos consumidores do déficit da Conta de Desenvolvimento Energético, a CDE. A CDE é um fundo utilizado para custear ações e subsídios concedidos pelo governo no setor de energia. Pelo orçamento aprovado, a CDE terá R$ 32,096 bilhões. Destes, R$ 30,219 bilhões serão pagos pelos consumidores na conta de luz. O valor representa uma alta de 54,3% na comparação com 2021. O aumento na tarifa varia dependendo da região. Para os consumidores do Sul, do Sudeste e do Centro-Oeste, o impacto será de 4,65%. Já para os consumidores do Norte e do Nordeste, o aumento será de 2,41%.

O tempo continua instável no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira. Uma frente fria provoca chuvas, sobretudo na metade sul. Nas outras áreas, a previsão é de forte calor. As máximas devem superar os 30°C em diversas regiões do Estado. No Vale do Caí, por exemplo, a máxima pode chegar a 37°C. As fortes chuvas são provocadas pelo avanço de uma frente fria. O Instituto Nacional de Meteorologia alerta para o risco de temporais, com rajadas de vento de até 100 km/h e queda de granizo na Região Sul, na Fronteira Oeste, na Região Central e na Região Metropolitana. Amanhã, a frente fria gera instabilidades na metade sul durante a manhã, e se desloca para o restante do estado no decorrer do dia. A tendência é que na sexta-feira as instabilidades se mantenham na metade norte e as temperaturas diminuam na Campanha.