Começa na próxima segunda-feira (25) a etapa final do calendário do IPVA 2022 (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). Em 2022, diferentemente de anos anteriores, todos os vencimentos vão ocorrer na última semana do mês de abril.
Os proprietários de veículos que ainda não realizaram o pagamento do imposto devem ficar atentos para os prazos de quitação conforme o número final da placa do veículo. Os veículos com placas de final 1 e 2 terão como data limite a segunda-feira (25/4).
Os vencimentos dos números seguintes ocorrerão ao longo da semana, se encerrando na sexta-feira, 29 de abril.
O calendário de pagamento antecipado com descontos totais se encerrou no dia 31 de março. Quem optou pelo parcelamento do tributo em seis vezes desde janeiro segue com o calendário de parcelas aberto até junho.
Quem paga IPVA no Rio Grande do Sul?
Todos os proprietários de veículos automotores fabricados a partir do ano 2003, exceto os isentos em lei.
Como pagar o IPVA
Para quitar o imposto, o proprietário deverá apresentar o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo). Junto com o IPVA, é possível pagar taxa de licenciamento e multas de trânsito.
Onde pagar
Presencial, aplicativos ou pelo internet banking dos bancos credenciados: Banrisul, Sicredi, Bradesco e Banco do Brasil (os dois últimos somente para clientes). Opção de PIX disponível podendo efetuar o pagamento em mais de 760 Instituições relacionadas.
Alíquotas do IPVA no RS
- Automóveis e camionetas: 3%
- Motocicletas: 2%
- Caminhões, ônibus, micro-ônibus e automóveis e camionetas para locação: 1%
Número de veículos registrados no Rio Grande do Sul
- Frota total do Estado 2021: 7.262.038
- Frota pagante de IPVA: 53,9%
- Frota isenta de IPVA: 46,1%