Um ataque a tiros deixou ao menos 29 feridos no metrô de Nova York nesta terça-feira (12), informam as autoridades locais. A polícia foi chamada por volta das 8h30 (hora local) na estação de Sunset Park, entre a rua 36 e a Quarta Avenida, na região do Brooklyn.
Entre os feridos, dez foram atingidos por disparos de arma de fogo. Em imagens publicadas nas redes sociais, é possível ver algumas pessoas feridas com marcas de tiro nas pernas e muita fumaça nas plataformas da estação de trem. De acordo com a comissária do Departamento de Polícia de Nova York, Keechant Sewell, cinco dos feridos estão em estado grave, mas estável.
Também teriam sido achadas bombas de fumaça que não explodiram. Testemunhas afirmam que a ação foi cometida por um homem, que usava uma máscara de gás na hora do ataque. A polícia ainda está à procura do suspeito e agentes antiterrorismo já estão na área.
Em entrevista coletiva, a governadora de Nova York, a democrata Kathy Hochul, afirmou que o incidente não está sendo investigado como ato terrorista e que o suspeito ainda não foi localizado. “A tranquilidade e a normalidade foram rompidas por um indivíduo frio, que não se importou com aqueles que agrediu.”
Ainda não se sabe as motivações do crime. A Polícia de Nova York pediu aos moradores da região que não saiam de casa. As escolas públicas da região estão fechadas, mantendo os estudantes dentro dos prédios.
Ao menos 13 linhas enfrentam grandes problemas de circulação por conta da paralisação no local, que recebe três diferentes linhas do metrô nova iorquino.