Um adolescente de 15 anos de idade foi apreendido pela Polícia Civil em São Gabriel, na região da Campanha, gaúcha em uma megaoperação em nove estados brasileiros. O jovem é suspeito de estar envolvido com o “jogo da Baleia Azul” de ter material pornográfico de menores.
Segundo o delegado João Paulo de Abreu, na casa do adolescente foram aprendidos equipamentos com indícios de material de pedofilia. Além disso, a polícia encontrou mensagens em redes sociais que comprovariam a ligação dele como curador do jogo. A ação ocorreu em apoio à operação realizada pela DRCI (Delegacia de Repressão a Crimes de Informática) da Polícia Civil do Rio de Janeiro.
“Se verificou que ele tem perfil em uma rede social e manteve contato com vítimas no Rio de Janeiro. A Polícia Civil do RJ recebeu informação de que as vítimas estariam se automutilando”, observou o delegado.
A “Baleia Azul” é uma corrente criminosa que tenta induzir virtualmente os participantes, normalmente menores de 16 anos, ao suicídio através de 50 desafios. Desde abril, a DRCI do Rio de Janeiro investiga diversas pessoas que estariam relacionadas aos crimes envolvendo o jogo.
Na ação desta data, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em duas residências. Foram apreendidos um computador de mesa, um notebook e dois celulares.
Durante toda a operação da Polícia Civil do Rio de Janeiro, foram cumpridos 24 mandados de busca e apreensão nos estados do Amazonas, de Minas Gerais, do Pará, da Paraíba, do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, de São Paulo e em Sergipe, além de um mandado de prisão a ser cumprido no Rio de Janeiro.