Porto Alegre possui 26 casos confirmados de dengue este ano, dos quais 25 são autóctones, ou seja, contraídos na cidade.
Segundo a Prefeitura de Porto Alegre, os dados constam no boletim epidemiológico semanal de arboviroses, divulgado nesta quarta-feira (9), pela Secretaria Municipal de Saúde. O documento registra os casos de dengue, zica e chikungunya até a semana epidemiológica 9, que vai de 2 de janeiro a 5 de março.
Nesse período, foram notificados à Diretoria de Vigilância em Saúde 69 casos suspeitos de dengue entre moradores de Porto Alegre, dos quais 26 confirmados, 11 descartados e 32 em investigação.
Em relação à chikungunya, no mesmo período foram notificados três casos suspeitos, sendo um já descartado e um ainda aguardando resultado de exame laboratorial. Foram realizadas duas notificações de suspeita de zika, das quais uma foi descartada e outra está em investigação.
Conforme a prefeitura, os casos de dengue são de moradores dos bairros Lomba do Pinheiro, Aberta dos Morros, São José, Partenon, Bom Jesus, Jardim Carvalho, Vila Nova, Auxiliadora, Menino Deus, Morro Santana e Vila Conceição. A doença é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti.
Conforme os dados da prefeitura, em todo o ano passado, foram confirmados em Porto Alegre 83 casos de dengue, sendo 65 autóctones e 18 importados.