Polícia faz operação contra quadrilha que vendia dados de clientes

A Polícia Civil deflagrou nesta quarta-feira (13) a Operação Spy II para desarticular uma quadrilha que invadiu e vendeu o sistema de informática de uma empresa de telefonia. O prejuízo da companhia ultrapassa os R$ 40 milhões. Cerca de 80 policiais civis participaram da operação policial.
Foram 22 mandados de busca e apreensão simultaneamente em Porto Alegre, Cachoeirinha e no Estado de Santa Catarina. Segundo a delegada Sílvia Coccaro de Souza, do DEIC (Departamento Estadual de Investigações Criminais), a ação é a maior que a primeira fase da operação realizada em dezembro de 2015.
Conforme a delegada, o esquema funcionava através da instalação de software malicioso nos servidores da empresa vítima, para ter acesso ao banco de dados da empresa. De posse dessas informações o grupo criminoso vendia o acesso aos dados do servidor da empresa vítima para empresas concorrentes.
Os crimes investigados são estelionato, concorrência desleal, invasão de dispositivos cibernéticos, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Durante a ação, os policiais apreenderam computadores, HDs, pendrives, celulares, veículos, modens e documentos relacionados ao esquema criminoso.