A atuação de uma frente fria e um sistema de baixa pressão atmosférica seguem influenciando o tempo no Rio Grande do Sul. Ainda há condições para chuva, embora os volumes sejam muito aquém do desejado pelos gaúchos diante à estiagem.
Neste domingo (13), a área de baixa pressão se intensifica, dando origem a um ciclone extratropical próximo à costa gaúcha. Esse sistema continua influenciando a formação de nuvens de chuva sobre o Estado.
Conforme a Sala de Situação da SEMA (Secretaria de Meio Ambiente do RS) e o INMET ainda há risco de temporais isolados em áreas entre o Centro, Norte e Nordeste gaúcho. As temperaturas se elevam menos em comparação aos dias anteriores.
Os ventos sopram com intensidade moderada a forte na faixa Leste. As máximas passam dos 30°C no Oeste do Estado: 33°C em Uruguaiana; 31°C em Santa Rosa. Nas outras regiões, as temperaturas variam entre 23°C e 29°C. Em Porto Alegre, a máxima chega aos 29°C, em dia de nebulosidade e chance de chuva ao longo do dia.
Na segunda-feira (14), as instabilidades se afastam e o tempo volta a ficarestável sobre o Estado, com chance de chuvas rápidas apenas no Litoral Norte e Serra. A tendência é que o tempo firme continue ao longo da terça (15).