Cotidiano

Governo prorroga decreto que impede nomeações e novos concursos

O governador José Ivo Sartori (PMDB) assinou, na manhã desta quarta-feira (13), a renovação do decreto que corta gastos do Executivo. A medida, que corta gastos com horas extras para policiais e impede chamamento de aprovados em concursos, por exemplo, é muito criticada por parte da sociedade.
Alegando que o corte de gastos é vital para a contenção de gastos públicos, Sartori afirmou que “diminuir despesas é ter responsabilidade”. “Em 2015, poupamos R$ 980 milhões com passagens aéreas, diárias, aluguéis e gastos de custeio. Cortar no que é secundário para investir no que é mais importante para a sociedade – esse é o nosso caminho”, afirmou o governador, via Twitter.
Sartori também afirmou que os concursos com validade a expirar nos próximos 180 dias irão ser prorrogados pelos secretários. Os cortes, segundo o governo, ajudam a contornar a queda real na arrecadação do ICMS ao longo de 2015, que chega R$ 1 bilhão por conta da retração na economia do país.
Além da falta de nomeações e da realização de novos concursos, o decreto traz restrições para compra de passagens aéreas, diárias de viagem para fora do Estado, prorrogação de convênios com despesa para o Estado e novos contratos de aluguel e equipamentos.