O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um novo aviso para a possibilidade ocorrência de temporais isolados em parte do Rio Grande do Sul. Ele é válido ao longo desta segunda-feira e, ao contrário de ontem, é direcionado apenas a três regiões gaúchas: Noroeste, Norte e Serra do RS. Conforme o órgão há chance de pancadas de chuvas, acompanhadas de rajadas de vento e queda de granizo de maneira isolada nas regiões destacadas em amarelo no mapa abaixo.
A previsão do tempo indica a passagem de uma frente fria, que vai provocar mais instabilidades no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (3). A área de baixa pressão atmosférica provoca chuvas com risco de temporais isolados, descargas elétricas e rajadas de vento sobre o estado. Durante a tarde, as temperaturas se elevam, trazendo sensação de calor e abafamento, combustível para áreas de instabilidade.
A escala do INMET possui três tipos: o aviso é emitido quando há perigo potencial para ocorrência de temporais e possui a cor amarela; a advertência é quando há perigo para a ocorrência de tempestades, com ventania, raios e até granizo e possui cor laranja; e o alerta, quando devem ser tomadas medidas de precaução pelo risco muito elevado da ocorrência de fenômenos adversos em curto espaço de tempo e é marcado em vermelho.
Ontem, temporais trouxeram danos a cidades de Estrela e Bom Retiro do Sul, no Vale do Taquari, e em Santa Cruz do Sul e Vera Cruz, na região do Vale do Rio Pardo. As tempestades ocorreram após calorão acima de 30°C. Em Porto Alegre, também houve temporal no meio da tarde após a cidade registrar 36,7°C na estação automática do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) localizada no bairro Jardim Botânico.
Instruções em caso de temporal:
- Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.
- Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).