Redes Sociais

Pacientes do SUS são beneficiados com mutirão de cirurgias urológicas na Santa Casa

Com o objetivo de reduzir a fila de procedimentos urológicos, a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre realizou mais um mutirão de cirurgias em pacientes do SUS

Com o objetivo de reduzir o impacto da pandemia na fila de procedimentos urológicos, a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre realizou mais um mutirão de cirurgias em pacientes do SUS com doenças no sistema urinário.

Cerca de 20 profissionais multidisciplinares se envolveram na ação possibilitando a realização de dez novas cirurgias de médio e grande porte.

Esse foi o terceiro mutirão do ano na área e juntos já possibilitaram o atendimento de 30 pacientes que aguardavam na fila de espera. Para a seleção, foram considerados o tempo de espera na fila e a complexidade dos casos.

“A pandemia restringiu a atividade cirúrgica e isso acabou sobrecarregando ainda mais o nosso plano de atendimentos. A cada mutirão realizamos dez cirurgias em um único dia, o que é fundamental para reduzir essa fila, mas sobretudo essencial para a continuidade do tratamento de cada paciente”, destacou o chefe do serviço de Urologia da Santa Casa, Ernani Luis Rhoden.

Em novembro, mês de conscientização e prevenção das doenças masculinas, como o câncer de próstata, a Santa Casa irá realizar o quarto mutirão do ano.

As ações, como frisou Rhoden, “buscam aliviar uma demanda que em situações normais já são uma realidade, mas com a pandemia ficou ainda maior”.